Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria do

Esporte e Lazer

Início do conteúdo

Atletas que representam o RS nos Jogos Parapan-Americanos de 2019 serão recepcionados no Piratini

Publicação:

NOVAS FAÇANHAS
Governo do Estado do Rio Grande do Sul - Foto: Secom

Doze atletas gaúchos ou com atuação no Estado com passaporte já carimbado para os Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, serão recepcionados no Palácio Piratini. A solenidade, marcada para as 11h do dia 25 de julho (quinta-feira), terá a presença do governador Eduardo Leite e do secretário do Esporte e Lazer, João Derly.

A competição ocorre de 23 de agosto a 1º de setembro, em Lima, no Peru, logo após os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho até 11 de agosto.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pretende organizar a maior participação até então. Serão 512 integrantes na missão com 337 atletas representando o País.

Os Jogos Parapan-Americanos devem reunir 1.890 atletas, de 33 países. O Brasil terá competidores em todas as 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, parabadminton, parataekwondo, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro esportivo e voleibol sentado. Esta edição do Parapan tem marca a inclusão de três novas modalidades: parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo.

Veja os convocados para os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 com atuação no Estado:

1 - Anderson Wassian da Silva, Associação de Cegos do Rio Grande do Sul, Porto Alegre: judô

2- Gelson José da Silva Júnior, Clube de Desporto Magic Hands, Porto Alegre: basquete em cadeira de rodas

3- Ricardo Steinmetz Alves, Associação Gaúcha de Futsal Para Cegos (Agafuc), Osório: futebol de 5

4 - Luan Lacerda Gonçalves, Seleção Brasileira de Futebol de 5

5 - Tiago Silva, Seleção Brasileira de Futebol de 5

6 - Raimundo Nonato Alves Mendes, futebolista paralímpico brasileiro de futebol de 5

7 - Susana Schnarndorf Ribeiro, Grêmio Náutico União, Porto Alegre: natação

8 - Maria Carolina Gomes Santiago, Grêmio Náutico União, Porto Alegre: natação

9 - Maria Dayanne da Silva, Grêmio Náutico União, Porto Alegre: natação

10 - Roberto Alcalde Rodriguez, Club de Regatas Vasco da Gama, Bagé: natação

11 - Geraldo von Rosenthal, Associação de Servidores da Área de Segurança, Portadores de Deficiências do RS, Campo Bom: tiro esportivo

12 - Lutimar Abreu Paes, Cruz Alta: atleta guia

Ainda fazem parte da delegação gaúcha o treinador de tênis de mesa Luciano dos Santos Possamai (Confederação Brasileira de Tênis de Mesa - Caxias do Sul); o treinador de judô Alexandre de Almeida Garcia (Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais - Porto Alegre) e a fisioterapeuta Andressa da Silva de Mello.

Entre os atletas que irão a Lima, 77% da delegação que representará o Brasil tem alguma deficiência física. A equipe também é composta por 22 atletas que não possuem deficiência: atletas-guia (atletismo), calheiros (bocha), pilotos (ciclismo) e goleiros (futebol de 5). A delegação ainda conta com 197 pessoas da comissão técnica, equipe médica e demais integrantes.

Secretaria do Esporte e Lazer